Soluções

A Maxtera é parceira dos fornecedores das mais poderosas ferramentas para implementação de soluções de Business Intelligence e Data Warehouse.

  • Projetos de Business Intelligence;
  • Implementação de Projetos de Data Warehouse;
  • Melhoria de Desempenho em BI e DW.

Grande volume de dados

Enorme volume de dados operacionais é situação comum nas empresas e instituições de médio e grande porte. Porém os analistas de negócio e tomadores de decisão não conseguem obter as respostas que precisam para reagir rapidamente, especialmente em situações inesperadas.

Isso ocorre porque os dados que eles necessitam estão espalhados em diversos departamentos da empresa e guardados em ambientes com tecnologia de resposta lenta.

Hoje, soluções que utilizam a tecnologia Teradata ajudam instituições a consolidar todos esses dados em um repositório único. Assim, é possível tomar decisões mais sólidas de forma rápida e barata, e obter respostas para questões até então não resolvidas.

A Maxtera é parceira dos fornecedores das mais poderosas ferramentas para implementação de soluções de Business Intelligence e Data Warehouse. Possui equipe capacitada para colocar em ação soluções nas seguintes frentes:

  • Projetos de Business Intelligence;
  • Implementação de Projetos de Data Warehouse;
  • Melhoria de Desempenho em BI e DW.

A Maxtera possui soluções adequadas ao tamanho e ao perfil da sua necessidade. Temos aplicações otimizadas para demandas específicas, como as abaixo. Consulte-nos para soluções customizadas para sua necessidade.

Consulte-nos para o detalhamento da solução para o seu negócio.

Soluções contra sonegação de impostos

Assim como qualquer empresa de grande porte, organizações governamentais trabalham de forma mais ágil, rápida e melhor quando possuem as ferramentas necessárias para alavancar o grande volume de dados disponíveis. O ambiente econômico atual faz com que seja crítica a tarefa de garantir que os órgãos governamentais operem tão eficiente e eficazmente quanto possível. Agências de receita estatais estão encontrando valor na Teradata Tax Compliance Solutions. De fato, Teradata auxiliou 8 estados norte americanos na recuperação de um total de mais de 1,4 bilhões de dólares em receitas fiscais não declaradas.

Teradata Tax Compliance Solutions permitem:

  • Desenvolver novos programas para tributados não pagadores, não registrados, sub-declarados e programas para seleção de auditoria com a intenção de descobrir milhares de possíveis sonegadores;
  • Otimizar os recursos e melhorar a produtividade;
  • Acessar dados históricos, atuais e detalhados para munir os auditores com o conhecimento que melhor se aplica à população tributada;
  • Iniciar e rastrear comunicações com os tributados;
  • Fornecer informações chave aos auditores por meio de painéis de aplicações;
  • Fornecer relatórios de gerenciamento proativo e painéis para monitorar e gerenciar as atividades departamentais;
  • Melhorar e mensurar o sucesso de campanhas educacionais.

 Consulte-nos para o detalhamento da solução para o seu negócio.

Georeferenciamento

A distância entre a casa do seu cliente e sua loja, a variação no custo entre diferentes formas de entrega e outras informações cruciais podem ser coletadas a partir de dados geoespaciais que estão escondidos no seu data warehouse. A nova geração de banco de dados Teradata permite que dados de localização sejam acessados e processados com agilidade e escalibilidade, para adicionar uma nova dimensão vital para sua análise.

A solução Teradata Geospatial utiliza uma avançada tecnologia de análise dentro do banco de dados, além da arquitetura paralela típica da Teradata para integrar dados geoespaciais e funções diretamente no Enterprise Data Warehouse (EDW) para:

  • Alavancar o paralelismo do banco de dados Teradata para reduzir o tempo de processamento e melhorar a resposta a consultas;
  • Maximizar e estender o valor dos dados geoespaciais dentro do banco de dados;
  • Trazer a inteligência de localização diretamente para o BI para tomadas de decisões melhor estruturadas;
  • Eliminar redundância de dados e inconsistências nas diversas aplicações pela maior eficiência e rentabilidade.

Integração de ERP

Teradata Decisions Experts transforma rapidamente dados de Enterprise Resource Planning (ERP) em informação para guiar as empresas na tomada de decisões críticas, permitindo que a área financeira obtenha o máximo do seu negócio por trazer:

  • Relatórios mais rápidos e capacidade de análises detalhadas;
  • Aumento da automação com menor dependência de planilhas;
  • Plataforma para um gerenciamento de desempenho bem sucedido.

Aliado ao banco de dados Teradata, esta ferramenta pronta para uso, data sourcing ponta-a-ponta, integradora e analisadora de dados pode também ser integrada a todos os maiores produtos de Business Intelligence, permitindo que a área financeira visualize os dados utilizando a ferramenta de sua escolha.

Mineração de dados

A solução Teradata Warehouse Miner auxilia a descoberta de novos padrões significativos e tendências em seus dados. Ela possui um leque de funções e perfis de dados que vão da exploração e transformação dos dados ao desenvolvimento e implementação do modelo analítico, executados diretamente no banco de dados Teradata. Enquanto a maior parte das soluções para mineração de dados requer que analistas extraiam porções de dados para construção e execução dos modelos analíticos, a aplicação Teradata Warehouse Miner permite a análise detalhada dos dados sem movê-los, racionalizando o processo de mineração de dados.

O melhor da capacidade de seu data warehouse pode ser conseguida com a tecnologia analítica da solução Teradata Warehouse Miner.

    • Reduz o ciclo de desenvolvimento do modelo analítico, permitindo iterações mais rápidas para o refinamento do modelo e aumentando a inteligência analítica;
    • Permite a integração de modelos às aplicações de negócio rápida e facilmente;
    • Simplifica o perfilamento de dados e criação de um data set analítico com inteligência incorporada, complementando qualquer outra ferramenta de mineração de dados;
    • Acelera a pontuação do modelo, permitindo uma eficiente análise e pontuação dos dados no seu warehouse.

SOLUÇÕES DO GOVERNO

Sistema de compras

O Sistema de Gestão de Compras tem como objetivos a modernização e a integração dos processos de compras da administração pública, em conformidade com as leis vigentes, tornando mais ágil e transparente a gestão administrativa do município ou estado. Com o sistema, órgãos ou unidades da instituição pública podem realizar o registro eletrônico de requisições de materiais ou serviços para encaminhamento automático aos setores de compra responsáveis pela aquisição. O sistema possui funcionalidades que permitem a montagem dos processos de compra, controle dos procedimentos licitatórios, até a homologação final. Além disso, possui ferramentas para o controle de fornecedores e de preços de materiais e serviços, incluindo seus valores históricos.

Sistema de almoxarifado

O Sistema de Almoxarifado permite a gestão e o controle de procedimentos referentes ao recebimento, guarda, conservação, distribuição e controle de almoxarifados com rotinas parametrizáveis e em conformidade com a legislação pública. O sistema permite o cadastro de itens nos almoxarifados para consumo imediato ou para estocagem e distribuição. Possui funcionalidades que permitem o controle físico e financeiro dos itens, bem como o registro das suas validades permitindo a composição de lotes para consumo. O sistema permite que as requisições de materiais sejam realizadas de forma descentralizada e permite que as requisições sejam acompanhadas pelo solicitante até a sua entrega. O sistema permite configurar o estoque mínimo por item e emite alerta de ressuprimento com base nessa informação. Emite relatórios de consumo médio por itens e por unidades consumidoras facilitando a implantação de políticas de ressuprimento. O sistema possui funcionalidades que facilitam a realização de inventários e emite diversos relatórios gerenciais e de controle.

Sistema de patrimônio mobiliário

O Sistema de Gestão de Patrimônio Mobiliário proporciona às administrações públicas o gerenciamento completo dos processos relacionados à incorporação, controle e baixa dos bens móveis. O sistema pode ser integrado ao sistema de compras e ao sistema financeiro da instituição visando a padronização da codificação de itens e o compartilhamento de informações financeiras relacionadas aos bens móveis. Antes da efetivação de uma baixa, o sistema permite que um bem móvel em condições de uso possa ser disponibilizado em uma área virtual denominada “shopping virtual”, de forma que interessados possam consultar as informações do bem disponibilizado e solicitar o referido bem através dessa área virtual. O sistema permite o cadastro e consultas diversas de bens móveis por tipo ou localização e permite a emissão de diversos tipos de relatórios relativos às incorporações realizadas, fechamento contábil por período, movimentações realizadas, empréstimos, reparos, inventários, sindicância, solicitação de retirada, bens móveis baixados, gestores patrimoniais, usuários gestores, comissões de baixa e destino da baixa.

Sistema de patrimônio imobiliário

O Sistema de Gestão de Patrimônio Imobiliário proporciona às administrações públicas o gerenciamento completo dos processos relacionados ao patrimônio imobiliário. O sistema permite o registro dos dados cadastrais de um imóvel, tais como: inscrição imobiliária, localização, órgão/entidade usuário, tipo de uso, e informações relativas às áreas dos terrenos, áreas edificadas, estado de conservação, entre outras. Possui funcionalidades que permitem o gerenciamento de reservas de imóveis, controle de vistorias e gerenciamento das despesas dos imóveis, tais como, água energia, condomínio, entre outras. Em relação aos imóveis locados de terceiros, o sistema permite a manutenção das informações relativas aos contratos vinculados aos imóveis, datas de pagamentos, valores, seguros, entre outras.

Sistema de frotas

O Sistema de Gestão de Frotas foi desenvolvido para o controle da frota de veículos das administrações municipais ou estaduais. O sistema permite o registro de todos os veículos que compõem a frota, inclusive com a incorporação automática ao patrimônio mobiliário, caso o município ou estado possua um sistema de controle patrimonial. As funcionalidades do sistema permitem que a administração pública gerencie a frota de forma centralizada, possibilitando o controle de condutores, rotas, localização física dos veículos, dentre outras funcionalidades necessárias para uma gestão eficiente da frota de veículos. O sistema dispõe também de relatórios gerenciais que permitem a tomada de decisão de forma acertada pelos gestores.

Sistema jurídico

O Sistema Jurídico foi concebido para as administrações municipais para viabilizar o controle efetivo sobre processos judiciais gerados para cobrança de débitos de tributos municipais. O sistema permite controlar ações de cobrança realizadas sobre um débito inscrito em dívida ativa, controlar ações realizadas em processos judiciais, acompanhar retornos de ações de cobrança sobre dívidas ajuizadas e documentação das ações de inscrição em dívida ativa, ajuizamento e cobranças realizadas sobre um débito. O sistema permite o lançamento dos pareceres dos processos tramitados para o Tribunal de Justiça e o registro dos pareceres e solicitações feitos pelas Varas de execução. Permite a gestão dos processos judiciais, controlando os procuradores responsáveis por um processo e as mudanças de responsabilidade ocorridas num processo judicial. O Sistema emite relatórios estatísticos de situação da dívida ativa, da dívida ajuizada e das dívidas de tributos ainda não cobradas pelo município, entre outros.

Sistema de recursos humanos

O sistema de RH foi desenvolvido com o objetivo de atender todas as necessidades, referente a gerência de recursos humanos, das administrações municipais ou estaduais, diretas e indiretas. Composto por funcionalidades integradas, o sistema permite acompanhamento e controle de diversos processos relacionados a vida funcional de servidores, tais como: concurso público; admissão; avaliação; férias; folha de pagamento; transferência; aposentadoria; dentre outros. Por meio da modernização dos processos da área de recursos humanos, o sistema proporciona o aumento da produtividade operacional e gerencial, assim como maior agilidade na execução dos serviços. O sistema também permite que os servidores públicos possam consultar informações, benefícios e realizar solicitações sem a necessidade do seu comparecimento na repartição pública.

Sistema financeiro

O Sistema Financeiro foi concebido para a gestão completa de finanças públicas, contemplando processos de planejamento orçamentário, administração orçamentária, administração financeira e contabilidade pública, em conformidade com as exigências da Lei de Normas Gerais de Direito Financeiro (Lei 4.320/1964), Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000) e demais Leis Complementares. O sistema permite o controle de receitas e despesas, permitindo ainda a emissão dos relatórios determinados legislação vigente. Destaca-se também que o sistema possui funcionalidades que atendem as normas do Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, da Secretaria do Tesouro Nacional. O sistema está totalmente adequado às Leis que regulamentam o controle financeiro público, o que permite o envio de informações, para a prestação de contas, aos Tribunais de Contas.

Sistema tributário

O Sistema Tributário foi desenvolvido para automatizar os processos da área tributária realizados pela administração municipal, proporcionado novos mecanismos de controle sobre a arrecadação dos municípios. O sistema dispõe de funcionalidades para o controle sobre a Planta de Valores, ITBI, IPTU, ISS e débitos inscritos em dívida ativa. O sistema também dispõe de mecanismos que permitem o controle sobre o cadastro técnico, pessoas físicas e jurídicas, alvará de construção, protocolos, consulta comercial e demais processos necessários à área tributária municipal. O sistema gera inúmeros relatórios operacionais e gerencias que possibilitam o planejamento adequado e segurança para a tomada de decisão.

Sistema de ISS

O Sistema de ISS possibilita uma gestão efetiva para a administração municipal com relação as movimentações fiscais dos contribuintes. O sistema dispõe de funcionalidades de controle sobre as informações de gráficas, contadores, prestadores e tomadores de serviço. O sistema também identifica divergência de valores declarados, falta de documentos fiscais, inadimplência e diversas outras funcionalidades de fiscalização, que possibilitam o aumento da arrecadação do município. O sistema dispõe de mecanismo para a geração de relatórios de forma dinâmica, sendo um facilitador no momento de visualizar as informações de arrecadação do município. O sistema também possui funcionalidades de controle especial para bancos, construções e atividades.

Sistema de saúde

O Sistema de Saúde foi desenvolvido para auxiliar as secretarias municipais e estaduais de saúde nos processos da saúde pública, em conformidade com as normas estabelecidas pelo Ministério da Saúde. O sistema possui funcionalidades que contemplam os processos relacionados à Atenção Básica e Atenção Especializada. Na Atenção Básica o sistema permite a organização da agenda dos profissionais e as filas de atendimento de forma eletrônica, assim como permite o controle das informações dos usuários, estoque das farmácias, coleta de materiais para exames nos laboratórios, dentre outras funcionalidades. Na Atenção Especializada o sistema permite a marcação de consultas e exames de forma eletrônica, pesquisa de leitos disponíveis (próprios ou conveniados). O sistema também possui funcionalidades de gestão sobre a programação financeira dos prestadores de serviço e das pactuações entre gestores (PPI – Programação Pactuada Integrada). O sistema está integrado com os sistemas do Ministério da Saúde.